Fale conosco

+55 (16) 3946-1800

Nosso e-mail

dmb@dmb.com.br
SOLICITAR ORÇAMENTO

Plantadora de Cana Picada - PCP 6000 Automatizada

Máquina desenvolvida para o plantio mecanizado da cana de açúcar com o objetivo de diminuir o consumo de mudas por área plantada e a influência da ação humana no resultado final do plantio.

Equipada com as esteiras de distribuição, com ângulo invertido e com um encoder que permite calibrar a velocidade da esteira em RPM, a PCP 6000 Automatizada, devolve para a caçamba o excesso de mudas nas esteiras, fazendo com que apenas os rebolos presentes nas taliscas sejam distribuídos nos sulcos de plantio. 

Com um CLP (Centro Lógico Programável) instalado, onde todas as operações da plantadora são programadas eletronicamente e acionadas através de uma IHM (Interface Homem-Máquina) instalada na cabine do trator, com um simples toque dado pelo tratorista na tela touch screen, a plantadora realiza a sulcação, adubação, banho de fungicidas nos rebolos, aplicação de inseticidas contra pragas de solo e cobrição do plantio da cana em duas linhas.

Para manter o fluxo de rebolos no ponto ideal das esteiras, para serem distribuídos nos sulcos de plantio, a plantadora possui sensores que acionam eletronicamente os empurradores traseiros, mantendo as esteiras abastecidas até o término da carga de mudas da caçamba, sem a necessidade do operador da plantadora.

Todas as operações da PCP 6000 Automatizada são monitoradas pelo tratorista através de 5 câmeras que enviam as imagens para um monitor instalado na cabine do trator.

 A plantadora é tracionada por trator na faixa de potência de 200 hp, através de torre com engate nos 3 pontos, com articulação tipo pino bola para facilitar as manobras.

Possui 2 sulcadores tipo beija-flor com desarme automático, com espaçamento regulável para 0,90, 1,40 e 1,50 metros e regulagem de profundidade através das rodas estabilizadoras. Adubadeira tipo caixa de aço inox com capacidade para 1.250 kg de adubo com sensor de nível, cuja distribuição é feita através de rosca sem fim, ou esteira (opcional) acionada por motor hidráulico.

Com uma caçamba de 24 metros cúbicos de capacidade, suficiente para receber 6 toneladas de mudas, a PCP 6000 Automatizada possui 2 esteiras para distribuição dos rebolos nos sulcos de plantio através de 17 taliscas. As esteiras possuem um ângulo invertido no ponto de distribuição dos rebolos no sulco, que faz com que o excesso seja devolvido para a caçamba e um encoder instalado no seu eixo, que indica a velocidade das esteiras em RPM. Isso permite calibrar a quantidade de rebolos e consequentemente de gemas, por metro linear de sulco, visto que só irão para o sulco de plantio os rebolos presentes nas taliscas das esteiras. 

A presença dos rebolos na posição ideal das esteiras, para serem distribuídos nos sulcos de plantio, é mantida pela ação dos cilindros hidráulicos sobre as estruturas dos empurradores. Essa ação sempre ocorre automaticamente, quando o nível dos rebolos nas esteiras fica abaixo dos sensores, os quais ficando descobertos, acionam eletronicamente os cilindros hidráulicos sobre as estruturas dos empurradores, levando os rebolos para frente e mantendo o fluxo dos mesmos no ponto ideal das esteiras, até o final da carga da caçamba.

A PCP 6000 Automatizada possui também um conjunto aplicador de inseticidas contra pragas de solo com tanque de 600 litros de capacidade e bomba de pistão acionada por motor hidráulico. Possui também cobridor oscilante com rolos compactadores de cantoneiras.

Opcionalmente a plantadora pode ser equipada também com um kit para banho de fungicida nas calhas das bicas por onde passam os rebolos antes de caírem nos sulcos de plantio.

 
Características:
  • 2 sulcadores com asas revestidas de poliuretano, com desarme automático, espaçamento regulável para 0,90, 1,40 e 1,50 metros e regulagem de profundidade através das rodas estabilizadoras com pneus Super Flotation 10,5/80 x 18 - 10 lonas
  • Adubadeira tipo caixa em aço inox com capacidade para cerca de 1.250 kg, com sensor de nível de adubo e distribuição por rosca sem fim ou esteiras.
  • Acionamento da adubadeira por motor hidráulico e calibragem da dose a ser aplicada através da válvula derivadora de fluxo de óleo.
  • Caçamba com volume de 24 metros cúbicos e capacidade para 6 toneladas de mudas.
  • 2 esteiras distribuidoras de rebolos com ângulo invertido, com 17 taliscas cada, acionadas por 2 motores hidráulicos.
  • 1 encoder acoplado no eixo das esteiras para aferição da velocidade das esteiras em RPM.
  • 2 cilindros hidráulicos de 3 estágios, que acionam as estruturas dos empurradores traseiros, para manter constante o fluxo de rebolos nas esteiras distribuidoras.
  • Cobridor oscilante composto por 2 rolos acamadores dos rebolos no fundo do sulco, 4 discos côncavos fixados em braços oscilantes com regulagem de ângulo e profundidade de trabalho e 2 rolos compactadores de cantoneiras que evitam a formação de bolsas de ar na cobrição dos rebolos.
  • Tanque com capacidade para 600 litros de calda inseticida.
  • Bomba de pistão acionada por motor hidráulico e 2 bicos anti gotejantes para a pulverização da calda inseticida sobre os rebolos.
  • 1 CLP (Centro Lógico Programável) para programar a automatização de todas as operações da plantadora.
  • 1 IHM (Interface Homem Máquina) para instalação na cabine do trator, para  acionamento da automatização das operações da plantadora.
  • 5 câmeras instaladas na plantadora, uma sobre as esteiras, uma sobre a caçamba (carga de rebolos), uma sobre cada uma das saídas da bica / sulco e uma na traseira.
  • 1 monitor de 10,1" para instalação na cabine do trator, para monitoramento das operações da plantadora.
  • Eixo tandem com 4 pneus de baixa pressão 500/45 x 22,5 - 12 lonas.
  • Comprimento de 7,60 metros.
  • Largura de 3,65 metros em operação.
  • Largura de 2,60 metros para transporte.
  • Bitola de 3,00 metros no plantio com espaçamento de 1,5 metros; 2,80 metros no plantio com espaçamento de 1,40 metros e 2,50 metros no plantio com espaçamento de 0,90 metros.
  • Peso aproximado de 9.100 kg (vazia)
  • Engate pelos três pontos do trator.
  • Velocidade de trabalho de 4 a 6 km/h.

Potência sugerida para trabalho: 200 hp

Código: 1.17.01.02.01.062

Download

Catálogo de Peças
Manual de Instrução e Operações

Vídeo


Galeria de Imagens